INSTITUCIONAL

A ESCOLA EM 2015
Direção: Lucimára Matte Monteiro
- Vice - Direção: Fernanda Medeiros Dias
- Professores:
- Serviços Gerais:
- Merendeira:
-Secretária:
- Supervisor Pedagógico:Luciana Bolognesi
-Coordenador Pedagógico/Turno Integral:
- Serviço de Orientação Educacional:
-Presidente do CPM: 
-Sala de Informática:
-Biblioteca:
- Salas de aula:
- Banheiros: 03 para uso dos alunos e 01 para uso dos profissionais
-Total alunos:
              1º ao 5º ano:
              5ª a 8ª série:
              Turno Integral:

- Projetos : 
Informática Educativa, Recreio Cultural, Oficinas do Mais Educação para o Turno Integral, Educando para a Cidadania (líderes de turma), Agenda Ambiental, Governo Mirim, Corpo de Dança, Banda Marcial, Oficinas de xadrez, handebol, basquete, futebol e vôlei, Jornal Estudantil, sala multiuso, Criando Dança, Mostra Cultural, Saúde e Prevenção na Escola, DTG e grupo de teatro Motivação.


- Atividades:
O grupo de teatro Motivação é uma das grandes alegrias da escola. Desde 2009 é dirigido pela professora Fernanda Medeiros. Este ano preparou a peça “Pluft! O Fantasminha” de Maria Clara Machado, recebendo premiação de melhor ator e melhor atriz, indicação de melhor direção e melhor atriz coadjuvante na 1ª etapa do Festival de Teatro Escolar. O grupo está classificado para a segunda fase.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


HISTÓRICO DA ESCOLA BERTHOLDO OPPITZ

         Em 1990, Canela já demonstrava uma grande concentração populacional. O Bairro Cantão era uma das comunidades que mais se desenvolvia neste sentido. Tornava-se necessária uma Escola para atender as diversas necessidades dos moradores, sobretudo as atividades educacionais das crianças. Neste mesmo ano foi criada uma extensão da Escola Municipal Barão do Rio Branco, no salão do Colombo com duas turmas de 1ª série com 15 alunos cada. Na direção estava a Profª Magda Rocha. As professoras eram Irene Rodrigues Reis e Veranice santos Macedo. Os alunos eram reunidos em frente ao terreno da escola atual para se dirigir todos juntos acompanhados das professoras até o salão aonde tinham aula. A escola contava com uma funcionária que cuidava da merenda e limpeza que se chamava Terezinha.
          Em 1992, durante a gestão do prefeito Sr. José Velhinho Pinto, tempo em que as atividades escolares se intensificaram, alicerçava-se  o prédio que acolheria  a Escola Municipal São Lucas sob decreto de criação número 871 de 17/07/1992. A Escola Municipal São Lucas localizava-se na rua Adalberto Wortmann s/nº, abrangendo turmas de 1ª e 2ª séries. O terreno era um banhado e teve que ser todo aterrado para poder iniciar as obras da construção da escola. Após este período, com o passar dos anos, as turmas aumentaram gradativamente. A diretora nesta época era Silvana de Souza Comiotto que assumiu meses após a mudança. No dia 19/01/1993 sairia a Portaria de Autorização e funcionamento de número 130.     
          Em 15 de maio de 1995 a professora Patrícia Rosely de Oliveira assume a direção da escola.Os trabalhos foram tomando proporções imensas, a escola foi crescendo e a equipe de professores se multiplicou com aumento em média de duas turmas por ano.
          Em 1996 a escola não tinha espaço físico para acomodar mais uma turma de pré-escola, então foi pedido para o Sr. Sidnei fagundes, vizinho em frente a escola para ceder sua casa que estava em construção para acomodar a turma da profª Neusa de Souza Pinto.
          Em 1997 a escola chamava-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto São Lucas, somando um total de 306 alunos.
          Em 1998, na vigência da Secretária Municipal de Educação Márcia Coiro foi implantada a 6ª série na Escola.
          No ano de 2000 um decreto de Lei conferiu a Escola o nome de Bertholdo Oppitz em homenagem póstuma ao senhor Bertholdo Oppitz (13/02/1909 - 24/02/1995), ex - Prefeito do nosso Município. Muitas foram suas ações e obras  em benefício da comunidade canelense como simples cidadão, vereador e Prefeito. Sua vida sempre foi de doação ao próximo, tanto material como de apoio fraterno, dentro de um espírito altrístico e humanitário que lhe era característico, não se preocupando com seu próprio bem-estar. Sua satisfação era auxiliar seus semelhantes.


Bertholdo Oppitz

         Com um crescimento médio por ano de 100 alunos, a escola já contava com o ciclo completo de turmas chegando à 8ª série e um total de  572 alunos distribuídos entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A escola já contava com uma equipe de 32 pessoas, sendo 4 auxiliares de serviços gerais, 1 secretária, 23 professores, 1 supervisora pedagógica, 1 orientadora educacional, vice-direção e direção. Já oferecia também aos seus alunos aulas de computação, oficina de educação artística, trabalhos a partir de projetos do interesse do aluno visando inovar sua proposta educacional, bem como enquadrar-se aos novos Parâmetros Curriculares Nacionais.

         A partir de 2000 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bertholdo oppitz já ocupava papel de suma importância para a comunidade dos bairros São Lucas, Vila Miná e Vila Irma. Desde o início, com o apoio dos moradores a instituição estruturou-se rapidamente. Foi graças à comunidade, ao corpo docente, direção, CPM e todos os amigos e parceiros que a Escola criou raízes, construiu seu nome tornando-se um destaque em prol da educação no município de Canela.


Primeiro logo, criado pelo aluno Gilmar Gosch da 8ª série

          No ano de 2002 foi implantado o Turno Integral na escola, as turmas eram atendidas na capela do bairro por falta de espaço físico na escola. Após este período a escola teve como melhorias a ampliação com a construção de duas novas salas de aula para abrigar o Turno Integral.
         Em fevereiro de 2005, assume a direção da Escola a professora Ângela Maria Perotto de Oliveira E no dia 07 de abril deste mesmo ano, foi inaugurada a quadra de esportes com a presença do Prefeito em exercício Cléo port e a Scretária Municipal de Educação Mariley Borges Motta. As cores da escola eram branco e salmão.
         No ano de 2006 a escola contava com Ensino Fundamental completo, Turno Integral e Educação de Jovens e Adultos, atendendo 545 alunos no fundamental, 100 alunos no Turno Integral e 70 alunos no EJA, totalizando 715 alunos. Neste ano também a escola já tinha uma equipe de 39 profissionais, sendo 6 auxiliares de serviços gerais, 1 secretária, 29 professores, 1 upervisor pedagógico, 1 orientadora educacional e 1 coordenadora pedagógica. Os projetos desenvolvidos estavam relacionados a área do Turismo com o objetivo de despertar no educando atitudes de hospitalidade, reconhecimento e valorização do patrimônio cultural, humano e natural existente, levando em consideração a idéia de que são capazes de ajudar a cidade e a eles próprios a terem um desenvolvimento sócio-econômico e cultural. No final do ano a escola passou por obras de ampliação com a construção de duas novas salas amplas e dois banheiros, sendo uma destas salas para o Laboratório de Informática.
          O ano foi marcado pelo evento "I Criando Dança" idealizado pelas professoras Daniela Jardim de Oliveira e Márcia Rizzon o qual transformou-se em evento oficial no calendário da escola. Trata-se de um projeto que objetiva valorizar os talentos existentes na escola e comunidade como forma de resgatar a auto-estima.
         Em março de 2007 assume a Direção o Professor Jéferson Leandro da Silva. A escola realizou a "I Mostra Cultural" em julho, evento o qual foi inserido no calendário da escola e visa mostrar os projetos e trabalhos desenvolvidos durante o 1º semestre. Neste ano foi inaugurada oficialmente a obra já concluída com uma sala de aula, sala do laboratório de informática e dois banheiros. O laboratório de informática novo recebeu mobiliário, 10 computadores novos, uma impressora e acesso a internet via rádio. A escola recebeu pintura externa nova e o logo da escola foi modificado.


Logo Atual

          Em agosto de 2008 assume a Direção da escola a Professora Catiani Müller. Neste ano a escola ganhou uma pracinha, instrumentos para a banda de percussão e recebeu pintura interna nova com as cores branca e azul.
          O ano de 2009 foi marcado pela criação do Grupo de Teatro Motivação coordenado pela professora Fernanda Medeiros Dias com alunos do Turno Integral (grupo III). A primeira peça teatral foi chamada "O rapto das cebolinhas" .
          Em janeiro de 2010 assume a direção a professora Pedagoga Ana Arzona Feijó. Hoje a escola conta com 26 professores, 06 serviços gerais, 2 secretárias, 1 supervisora pedagógica, 1 coordenadora pedagógica e os projetos desenvolvidos são relacionados ao Meio Ambiente, Informática Educativa, Expressão Artística, Teatro, Dança, Hora Cívica, Língua portuguesa e Leitura. O CPM é presidido por Andrea de Souza Rodrigues Pereira. A escola também é composta por 03 banheiros de uso dos alunos e  01 para uso dos profissionais. Neste ano a escola ganhou um ginásio coberto da prefeitura e novos computadores para o Laboratório de Informática. O Turno Integral ganha mais uma sala podendo receber mais 30 alunos este ano. Em maio deste ano o EJA foi desativado na escola e os alunos foram direcionados para a escola Dante Bertholuci no Bairro São Luís. Neste ano a escola contava com um total de 614 alunos sendo 292 alunos do 1º ao 5º ano, 250 alunos de 5ª a 8ª série e 70 alunos no Turno Integral.
            Ainda em 2010 o grupo de teatro Motivação, coordenado pela professora Fernanda Medeiros foi premiado como "peça destaque" e "melhor atriz (Amanda de Castro Melo)"no II Festival de Teatro Escolar promovido pela Secretaria de Educação com a peça "A Bruxinha que era Boa" . Neste ano a atual administração Municipal iniciou diversas obras e reformas da escola: ginásio coberto, remodelação e calçamento dos pátios internos, substituição da cerca de tela por muro e grade, novo calçamento na entrada da escola, portões eletrônicos com sistema de vigilância por camera.
          O ano de 2011 inicia com Ana Arzona Feijó na direção até o dia 18 de junho, data a qual entrou em licença gestante. A partir desta data assume a direção Nilva Alves Soares que até então exercía a função de coordenação pedagógica. No início deste ano a escola voltou a contar  por três manhãs e duas tardes com o SOE (Serviço de Orientação Educacional) o qual não havia mais desde 2009. A escola conta com uma equipe de 25 professores e quatro serviços gerais, sendo que duas destas são encarregadas da merenda. Em início de novembro a escola recebe mais uma secretária para auxiliar Marisa de Castro do Nascimento (secretária atual). A partir do segundo semestre a escola passou a ter uma supervisora pedagógica a qual auxilia na coordenação pedagógica quando necessário. O laboratório de Informática passou a participar do programa banda larga nas escolas, recebendo gratuitamente uma conexão a internet mais veloz custeada pelo governo beneficiando alunos e professores. A escola também recebeu um projetor digital da Prefeitura o qual é muito utilizado pelos professores para ministrar suas aulas na sala de informática e em eventos da escola.
Banda ACR3 animou o Baile de 19 anos da escola - 1º evento realizado no ginásio

            A partir de abril deste ano foram concluídas as reformas iniciadas no ano passado e entregues a comunidade escolar. Oorreu uma solenidade de inauguração do ginásio de esportes e no mês de junho foi realizado um baile e uma gincana em comemoração ao aniversário de 19 anos da escola.
 O novo calçamento embelezou a fachada da escola
 A reforma deu uma "nova cara a escola"
 O muro e a grade aumentaram a segurança
 Vista da entrada dos fundos
 Vista frontal do ginásio coberto
 A pracinha recebeu nova pintura e chão com areia
Pátio interno fundos recebeu novo calçamento e bancos

         Em 2011 o CPM da escola passou a ser presidido por Ângela Silveira que permaneceu até julho. Em agosto Claudiomiro da Silva assume a presidencia do CPM da escola.  No segundo semestre deste ano foi criado o "corpo de dança" que acompanha a banda de percussão da escola coordenado pela professora Anajara Detânico tendo componentes alunas do turno da tarde. Um outro destaque foi o grupo Motivação que ficou em 1º lugar na III etapa do Festival Municipal de Teatro Escolar com a peça "Gatos e Ratos" passando para a segunda fase em que recebeu mais três premiações: Melhor figurino, melhor atriz (Amanda de Castro) e melhor ator coadjuvante (Alisson Perotto).
           A escola encerrou o ano de 2011 com o total de 578 alunos, sendo 301 alunos matriculados do 1º ao 5º ano; 258 alunos matriculados de 5ª a 8ª série e 94 alunos matriculados no Turno Integral. Os projetos e atividades em destaque foram Banda de Percursão, Teatro, Dança, Informática Educativa, Hora do Conto, Atividades Desportivas, Oficinas Pedagógicas, Corpo de Dança, Música, Palestras Educativas e Pedagógicas para Pais, Professores e Alunos e Serviço de Orientação Educacional.
           O ano de 2012 inicia com nova equipe diretiva: Direção (Nilva Alves Soares); Supervisão Pedagógia (Salete Klein); Coordenação Pedagógiaca (Fernanda Medeiros Dias). A escola recebeu novos professores para a área, ambos com concurso específico para as disciplinas de Matemática, Ciências e Educação Física e professores novos para as demais disciplinas completando o quadro pedagógico. A escola recebeu da prefeitura municipal mais um projetor digital, o qual faz parte do projeto proinfo integrado e pode ser utilizado pelos professores em sala de aula pois o mesmo acompanha um computador com rede sem fio acoplado e sistema operacional linux.

         A EMEF Bertholdo Oppitz localizada na Rua dos Pessegueiros s/nº, bairro São Lucas, atende atualmente 635 alunos, sendo 292 do 1º ao 5º ano, 243 do 6º ano a 8ª série e 100 no Turno Integral. Na parte de estrutura física a escola oferece um amplo prédio com 11 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala multiuso, 3 banheiros, cozinha, secretaria, sala de professores, coordenação e direção, amplo pátio interno e externo, ginásio de esportes coberto e pracinha.
      Na direção da escola atualmente está a professora Nilva Alves Soares que tem como equipe 33 professores, 5 serviços gerais e uma secretária. Nilva é auxiliada pelas professoras Fernanda Medeiros (vice-direção e coordenação do turno integral) e Salete Klein (supervisão pedagógica). A escola possui um CPM forte e atuante. O atual presidente do CPM é Paula Cristina Watzlawick de Paula.
      A escola tem como projetos fixos: Informática Educativa, Recreio Cultural, Oficinas do Mais Educação para o Turno Integral, Educando para a Cidadania (líderes de turma), Agenda Ambiental, Governo Mirim, Corpo de Dança, Banda Marcial, Oficinas de xadrez, handebol, basquete, futebol e vôlei, Jornal Estudantil, sala multiuso, Criando Dança, Mostra Cultural, Saúde e Prevenção na Escola, DTG e grupo de teatro Motivação.
      O grupo de teatro Motivação é uma das grandes alegrias da escola. Desde 2009 é dirigido pela professora Fernanda Medeiros. Este ano preparou a peça “Pluft! O Fantasminha” de Maria Clara Machado, recebendo premiação de melhor ator e melhor atriz, indicação de melhor direção e melhor atriz coadjuvante na 1ª etapa do Festival de Teatro Escolar. O grupo está classificado para a segunda fase.

     O projeto Recreio Cultural iniciou no mês de Agosto com o objetivo de diminuir a indisciplina propiciando atividades físicas e culturais diferenciadas e prazerosas para os alunos ocuparem o tempo. O projeto ocorre todos os dias na hora do recreio com a participação de voluntários convidados. Nesta semana os alunos já tiveram atividades com professora de ginástica e professor de dança, também foram homenageados pelo Dia do Estudante que passou.

     Também aconteceu no mês de Agosto na escola o ciclo de palestras sobre Saúde dos Adolescentes “O valor da Vida” ministradas por profissionais da saúde.
        A escola passa a ter sua própria bandeira, fornecida pela Administração Municipal atual.
  Bandeira confeccionada em 2012
        A escola teve seus canteiros remodelados com o plantio de flores e vasos com Tuias (pequenos pinheiros) enfeitam o pátio.

A professora Nilce orientou os alunos durante o plantio das flores

O ano de 2013 inicia com mudanças na equipe diretiva: Na direção da escola atualmente está a professora Cristiane Galle Marques de Oliveira que tem como equipe 23 professores, 4 serviços gerais e uma secretária. Cristiane é auxiliada pelas professoras Daniela Jardim de Oliveira (vice-direção), Fernanda Medeiros dias (coordenação do turno integral) e Lucimára Matte Monteiro (supervisão pedagógica). A escola possui um CPM forte e atuante. A atual presidente do CPM é Paula Cristina Watzlawick de Paula.